terça-feira, 28 de abril de 2009

Eventos duplicados no Evolution com Palm

Ao sincronizar a agenda do meu Palm Zire m150 com o Evolution, no Ubuntu, às vezes acontecia de os eventos serem duplicados.

Resolvi reinstalar todos os pacotes ligados ao gnome-pilot, que é a ferramenta que faz a comunicação entre o Palm e o Ubuntu.

Para fazer isso é só entrar em Sistemas/Administração/Gerenciador de Pacotes Synaptic, buscar por gnome-pilot e marcar os pacotes para reinstalação.

Feito isso e mandando aplicar, ele irá baixar as versões mais novas e reinstalar (se estiver conectado à internet, claro).

Fechei e abri novamente a sessão, testei o calendário e aparentemente a sincronia está ok.

Sou muito cuidadoso quanto à testes no Palm, pois não quero perder meus dados, mas seria muito bom poder utilizá-lo plenamente no Ubuntu.

Como rodar vídeos no MP4

Se você tem problemas em ver arquivos de vídeo em seu MP4, uma solução rápida é usar um programa de conversão, para o formato amv, padrão desses aparelhinhos made in China.

Desde que comprei meu MP4 Player, não consegui ver nenhum vídeo nele, além do que veio de exemplo. Mesmo os formatos compatíveis não rodavam (talvez por algum codec embutido ou qualidade do arquivo). Como o arquivo de exemplo veio no formato amv, descobri que esse é o padrão dos MP3 que rodam vídeo (o meu caso e o da maioria). Os MP4 de verdade são mais versáteis e rodam mais formatos, inclusive e, obviamente, o formato MP4.

Mas resolvi o problema baixando e instalando o facílimo MP4-player-utilities, no site do Baixaki.

Apesar de ser em inglês, não tem segredo: basta selecionar o arquivo origem, o destino e mandar converter. Dá até pra mandar ele mover o resultado, automaticamente, para uma pasta previamente escolhida.

Montagem com sua foto


Se o fato de dois amigos terem escrito a mesma coisa ainda não for suficiente pra perceber que é uma mensagem falsa, o link real, totalmente diferente do mostrado (como sempre) termina por provar.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Linux e o Windows pirata.

Há cerca de dois meses, uma reportagem do IDGNow comentava o fato do Linux ainda ocupar mísero 1% dos desktops no mundo. Vários fatores foram citados, a maioria dos quais eu concordo, embora não dê o mesmo peso que eles, mas acho que faltou citar um ponto fundamental: É muito fácil piratear o Windows.

O Linux para desktops evoluiu muito e muito rápido, mas não dá pra dizer que é tão fácil quanto o Windows em todas as situações.Isso se deve por dois principais motivos:
  1. a maioria das pessoas (estamos falando do usuário comum) só tem contato com o Windows desde que nascem.
  2. o Linux é minoria.
Sendo minoria, poucas empresas se preocuparão em fazer drivers para linux, a principal dor-de-cabeça dos usuários. Sendo minoria, há uma chance muito menor de você achar um vizinho/primo/amigo pra te dar uma mão (o principal suporte do novato).
E como a maioria dos usuários não que se esforçar, quer ver a coisa funcionando (de certo modo eles tem razão), partem para o Windows, que 90% das pessoas usa e conhece.

Mas isso só acontece dessa forma, sem muitas vezes dar-se a mínima chance ao Linux, porque qualquer vizinho/primo/amigo tem uma versão piratinha do XP pra por no seu PC. Se tivessem que pagar, pensariam um pouco mais antes de largar o Linux. Isso, aliado à uma distro bem azeitada, um pouco de boa vontade e um amigo mais experiente em linux pra dar uma mão, faria muita diferença!

E era só o Linux crescer um pouco mais que mais fabricantes dariam mais atenção, haveria menos problemas com drivers, facilitando ainda mais o uso do sistema do pinguim.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Placas de rede

Quando eu comecei a trabalhar na prefeitura, há 10 anos, a maioria dos computadores tinha placas de rede como estas: conexão ISA, cabo par trançado "barra 10" (máximo de 10Mbits/s) e cabo coaxial.




Donkey Terminal
Alguns eram chamados de terminais burros: sem HD, davam boot pelo chipset da placa de rede, carregavam um terminal de rede Novell e acessavam o sistema. Antigamente era o que bastava.
Lembro que, já com várias máquinas Windows, a rede Novell ainda funcionava e havia um terminal burro ainda vivo no CPD. Por um bom tempo ele teve uma utilidade: era nosso testador de rede gigante.
Levávamos ele pelo prédio até o ponto que queríamos testar. Se logasse na rede, era sinal que estava tudo ok. Durou por um tempo até que compramos um testador de rede de verdade.

A batata podre
Ainda no assunto rede, houve um dia em que a rede toda entrou em pane, mas não sabíamos o porquê. O mais engraçado era que, de vez em quando, ela voltava à normalidade, para parar novamente um tempo depois. Levou um bom tempo para acharmos o culpado: a placa de rede de um computador que eu havia trazido para consertar. Era só espetar o bichinho que a rede ficava maluca. Talvez agora os switches modernos não deixem isso acontecer, mas que eu vi, isso eu vi.

O cabo que acabou com as placas
Outro fato inusitado foi quando um colega nosso montou um cabo de rede crossover às pressas e pediu para testar nos micros de dois outros colegas (ainda não tínhamos o testador). Não sei como ele montou os cabos, só sei que conseguiu queimar as duas placas de rede.

Moral das histórias: comprem um testador. :P

Resolvendo problemas na execução de programas no Vista

Devido à nova estrutura de segurança do Windows Vista, alguns probleminhas podem aparecer na execução de alguns programas. Mas isso pode sem facilmente resolvido com alguns procedimentos simples:

  • Alguns programas só funcionam corretamente quando executados como Administrador (ex: VisualCD e Explore2fs). Para isso, clique no atalho e com o botão secundário escolha Propriedades/Atalho, botão Avançados. Marque a opção Executar como Administrador.
    Nesta mesma janela, há a aba Compatibilidade, que pode ser útil em alguns casos.
  • Alguns programas funcionam normalmente, mas não executam uma determinada tarefa (ex: alterar a linguagem do Irfanview). Nesse caso, basta clicar com o botão secundário, escolher "Executar como Administrador" e fazer a tarefa específica.
  • Há ainda o caso de programas que precisam, mas não conseguem, gravar dados em sua própria pasta (ex: Discador iTelefonica). Para resolver, vá até a pasta do programa, com o botão secundário escolha Propriedades/Segurança, selecione o grupo Usuários e marque as opções necessárias em baixo (no caso, permitir modificar e gravar).

Embora seja mais prático, não é nada recomendado desligar o Controle de Conta de Usuário. Pode parecer uma chatice, mas isso mantém o seu computador muito mais seguro a ataques.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Colocar o Home em outra partição

Há quem goste de colocar os dados e as configurações de usuário do Linux, que ficam no /home em outra partição, para facilitar o backup e a atualização do sistema.

Algumas distribuições permitem fazer isso durante a instalação, de formas mais ou menos simples, mas outras não dão essa liberdade de cara.

Felizmente você pode jogar a /home em outra partição depois de instalado o Linux, seguindo a dica que achei no Ubuntu-br. Usei com o BRLix e funcionou.

Obs.: Onde você ler sudo rm -rf /home/ faça sudo rm -rf /home/*

O asterisco indica que é para apagar o conteúdo e não o diretório.

Mais coisas legais sobre linux que eu achei: http://delicious.com/alexandredsc/Linux

Configurações de rede do BRLix

Apesar de no Painel de Controle/Internet & Rede existir dois ícones para configuração de rede (Configurações de Rede e Configurar Rede), cada vez que que reiniciávamos o micro, aparentemente ele "perdia" as configurações, apesar de estarem lá.

Depois de muito penar, descobri que o o BRLix carrega um programa chamado Wicd Manager, usado para configurar redes sem-fio (veja artigo no BestLinux.com.br), mas também redes com fio e estava sobrescrevendo as minhas configurações. Nesse caso, foi só entrar no programa, clicar em rede com fios e alterar as configurações padrão de rede (no meu caso, IP estático).

Pronto, BRLix não perdendo mais as configurações de rede.

Obs.: se sentir falta de algum botão em alguma janela do KDE, experimente arrastar as bordas da janela. É um bug clássico que aparece dependendo das configurações de tema do KDE.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Como mover o perfil do usuário do Windows Vista

Dica para mover o perfil do usuário do Windows Vista para outro local. Muito útil para quem deixa uma partição para dados e outra para programas.

  • Se o perfil que você vai mover da local já existe, faça logoff dele
  • Logue com outro usuário que seja administrador.
  • Crie uma pasta no d:\"nome do usuário" por exemplo
  • Nas propriedades de sistema\configurações avançadas\perfis de usuários\configurações
  • Selecione o usuário que será movido e clique em copiar para especifique o caminho "D:\nome do usuário"
  • dá ok
  • agora efetue logoff e logue na conta que você alterou
  • abra o regedit
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\ProfileList

  • localize a chave SID que corresponde ao usuário que você mudou clique nela,do lado direito localize o valor ProfileImagePath e altere para o caminho da pasta que foi criada "d:\nome do usuário";
  • efetue logoff e pronto. Todos os novos dados já serão salvos na unidade D:\

Você pode conferir posteriormente que os caminhos do usuário foram alterados no registry também:
HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Shell Folders

Fonte: http://social.technet.microsoft.com/Forums/pt-BR/winvistapt/thread/03628268-c48c-47a6-8747-914d5d232dce

Autor da dica: Samuel Ribeiro
MCP/MCDST/MCTS
http://samucasml.spaces.live.com

Banda larga em Avaré

Moro em Avaré, cerca de 300km da capital de SP e aqui a situação é bem diferente da capital. Há uma fila imensa de pessoas querendo Speedy, mas a Telefônica não dá conta de atender a todos os pedidos.
Onde trabalho não conseguimos alterar o plano de 1.2Mb para 8Mb (pelo mesmo valor, aliás) por "indisponibilidade técnica".

Mesmo quando atende, fica aquém do que desejaríamos. Meu amigo mora a pouco mais de 6Km do centro da cidade e eles tiveram que baixar o link e o valor da mensalidade do Speedy dele, pois não conseguem levar 2Mb até lá.

Quem tem sorte de morar em lugares onde a TV a Cabo já chegou pode contar com essa opção.

Caso contrário, só resta a internet via rádio, que está aproveitando essa brecha e conquistando clientes em toda periferia, apesar do preço de quase 70 reais para uma conexão de 256K!

Obs: a internet no Brasil, em geral, é uma vergonha se comparada a outros países, tanto no quesito qualidade quanto preço. E os internautas brasileiros, uns heróis.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Comprei um Windows!

O título pode parecer sem sentido se vivêssemos em outra realidade, mas no Brasil sabemos que a grande maioria dos usuários, principalmente os domésticos, usa versões piratas alternativas do Windows.

Como adquiri um micro novo recentemente, sobre o qual ainda escreverei, resolvi aproveitar o embalo e comprar, em separado, o Windows (não, não posso viver só com o Linux, infelizmente).

Tirei até uma foto do box, uma visão mais rara que cabeça de bacalhau por estas bandas.


Usando o Palm Zire m150 no Vista

Se alguém já testou, sabe que versões antigas do PalmDesktop e do gerenciador de Hotsync (eu tenho as versões 4.1 e 4.0.2, respectivamente) não funcionam no Windows Vista.

É preciso baixar a versão mais nova (6.2), mas aí vem o segundo problema: ele não é compatível com modelos de Palm mais antigos. Apesar do HotSync executar normalmente, nenhum dado é enviado para o PalmDesktop.

Estava pensando em como continuar com meu querido computador de mão, agora que finalmente comprei um micro novo, quando descobri o PalmHotSyncSetup (http://www.pimlicosoftware.com/), uma espécie de patch que resolve esse problema.

Em testes preliminares aparentemente tudo funcionou muito bem.

Obs.: no novo PalmDesktop, sumiram do "menu" esquerdo os botões Despesas (alguém já usou isso?) e Anotações (que eram pra leitura e exclusão).

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Crise mundial

Computador completo

É um papo bem conhecido no nosso meio:

- Bem, eu gostaria de comprar um computador... quanto será que sai?
- Você tem idéia do que você quer?
- Ah, eu queria um computador completo!

Bem achei uma loja que vende! Veja a nota fiscal que mandaram:

Bacula-dir não executa após atualização do SO

 Atualizei o Ununtu (18-->20) e o tive erro na execução devido a bibliotecas libreadline.so.7 : cannot open shared object file: No such f...