terça-feira, 20 de novembro de 2007

Internet e eu: pequena comparação histórica

O portal Terra lançou um especial sobre os dez anos de internet comercial no Brasil e, entre os textos, há uma linha do tempo, comentando alguns fatos relevantes.

Peguei alguns anos e comparei com o que acontecia comigo.

1995

Os ministérios das Comunicações e da Ciência e Tecnologia criam a figura do provedor de acesso privado à Internet e liberam a operação comercial no Brasil. Em maio, é lançado o primeiro jornal brasileiro na Internet, o Jornal do Brasil. Em junho, o Bradesco dá início a seu serviço de Internet.

Meu primeiro ano no (último) curso de Processamento de Dados da Unesp, em Bauru. Em 1999 foi substituído pelo curso de Sistemas de Informação

1996

O Brasil tem 100 mil usuários. Em maio, surge o Universo Online (UOL). Em 1º de dezembro, é lançado o portal e provedor de internet ZAZ, com o slogan Zaz – O seu canal na internet. Gilberto Gil lança a canção "Pela Internet". Lançado o primeiro comunicador instantâneo, o ICQ.

Tivemos um mini-curso sobre Internet na faculdade. Mudanças estavam sendo feitas para prover acesso gratuito no laboratório de informática.

1997

Início da tecnologia streaming (vídeo).

Finalmente tivemos contato com a internet. Criei meu primeiro e-mail, no Hotmail em inglês.

1998

Começam os investimentos de empresas estrangeiras de tecnologia e de comunicações no Brasil, que já tem 1 milhão de usuários. 26% das declarações de Imposto de Renda são feitos via internet. O resultado das eleições para presidente, governadores e deputados é publicado em tempo real. Surge o Zipmail, serviço de email gratuito via web. Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes Ph.D de Stanford, criam o Google.

Meu primeiro emprego na área, como programador.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bacula-dir não executa após atualização do SO

 Atualizei o Ununtu (18-->20) e o tive erro na execução devido a bibliotecas libreadline.so.7 : cannot open shared object file: No such f...