sexta-feira, 2 de novembro de 2007

"preciso q vc vote na minha foto" - como se livrar dessa praga

Recentemente minha conta no orkut tem recebido dezenas de mensagens com o segunte texto:

Alexandre, entra nesse site
preciso q vc vote na minha foto
por favor é rapidinho
http://it.geocities.com/fotosvip1/?[username da pessoa que mandou].jpg
depois vc me fala o que achou

Logo de cara, desconfiei, pelo número de mensagens, pelo link e porque, às vezes, vinha o nome de outra pessoa.

Incrível como muitos dos meus amigos (PCs próprios ou de lan-houses) estavam me enviando aquela porcaria, sinal que é ainda fácil infectar os micros quando muitos dos usuários são inexperientes/inocentes. Anti-vírus são fundamentais, porém não nos protegem de tudo, tenham isso sempre em mente!

Numa pesquisa rápida pela web (o Google é seu amigo), encontrei, além de inúmeros casos, a solução do problema.

Uma das dicas (não testada) é o seguinte, tirada do Inforum:

Minha Sobrinha pegou virus no orkut...eu removi pra ela.
Simples. Baixem algum anti spy.
Se tiverem preguiça, façam o seguinte, inicializa, executar, msconfig enter vao ate aba inicializar e desmarque a opção KM2.exe
Tambem vao ate c:/windows (normalmente nesta pasta que esta o arquvio km2.exe) e delete.
Tambem ha nessecidade de deletar um arquivo de "foto" (akele arquivo que vc salvou qd cliqou no orkut) lembre-se de onde o salvou.
Este arquivo nao é foto, embora o icone se pareça com foto...É uma proteção de tela!!!!
Se clicar 2 vezes nele vai contaminar o pc novamnete. delete.
Fiz tudo isso...Mas meu anti spy que achou. (esta dica é pra quem nao tem anti spy.

Outra (também não testada, mas parece ser mais efetiva) é fazer uma limpeza utilizando o programa BankerFix.

No site Linha Defensiva tem o programa para download, além das explicações.


Ah, um bom Spyware também ajuda, como o Spybot Search & Destroy.

Obs.: isso limpará seu micro para que você não envie mais aquela mensagem. Para que não receba mais, envie para seus amigos esse texto (ou o link dele, de preferência) e peça para eles fazerem o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bacula-dir não executa após atualização do SO

 Atualizei o Ununtu (18-->20) e o tive erro na execução devido a bibliotecas libreadline.so.7 : cannot open shared object file: No such f...