terça-feira, 20 de novembro de 2007

Eletrônicos vampiros: Esse Standby é realmente necessário?

A maioria das pessoas não sabe, mas muitos dos aparelhos que ficam conectados à tomada, apenas esperando um toque de botão do controle remoto, estão consumindo considerável energia.
As mais recentes estimativas mostram que 5% de toda eletricidade nos EUA é de força 'standby', um fenômeno que especialistas consideram assustador, já que o preço da energia sobe e o planeta superaquece. É o equivalente a US$ 4 bilhões ao ano. A porcentagem pode subir a 20% até 2010, diz o Departamento de Energia americano.
Não tenho informações sobre o Brasil, mas acredito que o gasto também seja grande.

Carregadores de celulares e de outros aparelhos, pendurados nas tomadas, também podem estar sugando energia (e, conseqüentemente, seu dinheiro), mesmo quando não estão conectados aos aparelhos.
Qualquer eletrodoméstico que mostra apenas um relógio quando não está ativo, como um microondas, cafeteira ou tocador de DVD consome constantemente energia. "Cerca de 40% da eletricidade utilizada para eletrônicos domésticos é consumida quando eles estão desligados", diz Dave Walton, diretor da Direct Energy, uma empresa de serviços de energia em Ohio.
Portanto, para salvar o planeta e seu bolso, deixe em "standby" somente o que for realmente essencial (não faz mal o relógio do microondas ficar errado se você não usa a função de agendamento) e não esqueça carregadores pendurados nas tomadas.

Fonte: Terra Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bacula-dir não executa após atualização do SO

 Atualizei o Ununtu (18-->20) e o tive erro na execução devido a bibliotecas libreadline.so.7 : cannot open shared object file: No such f...