segunda-feira, 1 de outubro de 2007

A polêmica do Google Preto

Acebei de ler um post no Undergoogle, dando a dica do site Blackle (veja também o Google Black), uma versão da página inicial do Google na cor preta. Segundo alguns estudos, essa página, padrão em milhares de navegadores, economizaria energia se trocassem o fundo branco.

Bem, numa pesquisa rápida vi que existem muitos sites que confirmam essa idéia, mas a maioria apenas repete uma idéia lançada, sem dar muita fundamentação, como é o caso do Estou Ocupado.

O blog Tradutorium é direto ao afirmar que o Google Preto não NÃO reduz energia.

Um post do blog ecoIron (inglês) (veja também os comentários) e do Google Discovery, este com informações da própria Google, trazem mais informações sobre o assunto. Outro endereço bom é o Techblog (inglês)

Sem me aprofundar muito no tema, cheguei a conclusão que, sim, o Google Preto pode economizar um pouco de energia, mas isso vale para monitores CRT. Em LCD, essa economia praticamente inexiste.

Se você quer realmente economizar, ajudar o meio ambiente e o seu bolso, melhor seguir essas dicas mais praticas e eficazes, retiradas do Google Discovery:

  • ative o recurso de gerenciamento de força. Todos os novos computadores possuem a habilidade de entrar em modos de redução de gasto de energia quando não utilizados; poucos são os computadores que tem essa opção ativa! Descubra como fazer isso utilizando Windows XP.
  • desligue o monitor e o computador quando você não estiver utilizando
  • reduza a claridade do seu monitor
  • tenha certeza que seu novo computador seguirá os padrões estabelecidos pela Climate Savers Computing (um computador eficiente usa 50% menos de energia comparado a um convencional)
  • para encontrar os mais eficientes PCs disponíveis, procure pelas palavras “EnergyStar 4.0 compliant.”
Obs.: agradeço ao Sony Santos pelos pitacos.
Obs2.: Mas que esse visual preto é "irado", isso é! ;)

3 comentários:

  1. *citacao, mas que fique claro que quem afirmou categoricamente isso foi a propria Google inc, em seu blog o ficial - post esse do qual apenas traduzimos.

    Grande abraco, ate mais!

    ResponderExcluir
  2. Existe tbm o http://www.googlepreto.com ou http://www.pretog.com

    particurlamente gosto mais desse pretog por ser o mais completo

    ResponderExcluir

Bacula-dir não executa após atualização do SO

 Atualizei o Ununtu (18-->20) e o tive erro na execução devido a bibliotecas libreadline.so.7 : cannot open shared object file: No such f...