domingo, 28 de junho de 2009

Editando arquivos na pasta www

Quem está começando a trabalhar com sites no linux usando o pacote LAMP (linux + apache + mysql + PHP) pode ter dificuldades em acessar e editar arquivos na pasta padrão (/var/www). Isso acontece devido às configurações originais de permissão de arquivo.

Resolvi isso usando três comandos no Terminal/Console:

#sudo chgrp -R www-data /var/www

#sudo chmod -R g+w /var/www

#adduser usuario www-data

O primeiro muda o grupo da pasta www para www-data. -R é para que o mesmo ocorra em todos os arquivos e pastas dentro dela.

O segundo muda o acesso, permitindo a todos deste grupo escrever e editar os arquivos.
No terceiro, troque usuario pelo nome do seu usuário. Esse comando adicionará o seu usuário ao grupo www-data.

Agora poderá trabalhar com os arquivos nesta pasta normalmente.

Testado no Ubuntu 8.10.

2 comentários:

  1. Olá!

    Legal este post! Os 2 primeiros comandos são importantes e eu já usei. :-)

    Sobre o terceiro:
    #adduser www-data

    No terceiro, troque pelo nome do seu usuário. Esse comando adicionará o seu usuário ao grupo www-data.


    Mas trocar o quê?

    Supondo que meu nome de usuário seja "sony", se eu tirar o adduser vai ficar "sony www-data", o que não vira nada, pois "sony" não é um comando (que eu saiba).

    Se eu trocar o www-data vai ficar "adduser sony", e como o sistema saberá que quero me adicionar ao grupo www-data?

    ResponderExcluir
  2. O que aconteceu foi que havia colocado, originalmente, < usuario > deste modo mas sem espaços) e o Blogger interpretou como uma tag, não aparecendo no resultado final.

    ResponderExcluir

Bacula-dir não executa após atualização do SO

 Atualizei o Ununtu (18-->20) e o tive erro na execução devido a bibliotecas libreadline.so.7 : cannot open shared object file: No such f...