Semana passada presenciei uma cena, no mínimo, bizarra: um colega nosso trouxe mais de vinte páginas para serem escaneadas e enviadas por e-mail.
Disse que havia impresso há pouco e que iria mandar pelo correio, mas a pessoas estava com pressa de receber o relatório e queria por e-mail.
Mas o sistema utilizado não poderia já gerar um relatório em arquivo para ser enviado, evitando esse duplo trabalho?
A princípio sim: o sistema possuía a opção de salvar o arquivo em vários formatos (txt, html entre outros), mas em nenhum a formatação se mantinha. Era o mesmo que não ter opção nenhuma!
A solução foi utilizar o software livre PDFCreator. Basicamente, ele gera uma impressora virtual e tudo que mandar-mos para ela será convertido em pdf. O programa tem muitas opções, mas nem precisei alterá-las, pois o padrão já gerou o que eu precisava: o mesmo relatório da tela em versão PDF, pronto para ser enviado.
Suites de escritório como o BrOffice.org ou o online Google Docs já tem a opção, mas com o PDFCreator, tudo que iria para a impressora pode se transformar em PDF.
Avalie para cada arquivo se você precisa ter aquilo em papel. Evite gastos desnecessários. Seu bolso e a natureza agradecem!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bacula-dir não executa após atualização do SO
Atualizei o Ununtu (18-->20) e o tive erro na execução devido a bibliotecas libreadline.so.7 : cannot open shared object file: No such f...
-
Com a aquisição do Smartphone Moto G, percebi um problema de acentuação ao enviar SMS. Apesar de escrever corretamente, as palavras não eram...
-
O processo de validação do smartphone da Caixa é simples: acesso o aplicativo e, através dele, o sistema envia um SMS com um código para...
Nenhum comentário:
Postar um comentário