domingo, 16 de dezembro de 2007

Eu no Twitter: Acho que eu vi um gatinho!



Confesso que a primeira vez que li sobre o serviço, achei ridículo e inútil. Com a chamada "O que você está fazendo?", o Twitter se apresentava como uma forma fácil de informar a todos de sua lista o que você estava fazendo e também de seguir seus amigos.

Mas, pra que diabos eu iria querer saber se fulano está "fritando ovo", "estudando" ou "c...ando"? Ou então, por que eu estaria avisando a todos que eu "fui almoçar", que "estou baixando a música tal" ou "fui c....ar"? Realmente inútil.

Entretanto, comecei a ver algumas mensagens em blogs e algo chamou minha atenção. Resolvi experimentar e ler mais sobre o assunto.

O que é?

Twitter é um micro-blog (um blog para curtas mensagens, de até 140 caracteres). Não sei se é o melhor, mas é o mais antigo e o que tem maior números de participantes.

O site não é lá essas coisas em termos de aparência e usabilidade, mas me cadastrei facilmente e logo já estava mandando minha primeira mensagem.

Comunicação fácil

Habilitando a opção de usar o Gtalk para enviar mensagens, torna-se muitíssimo prático postar. Depois fiquei sabendo da existência de um plug-in para MSN Messenger, mas não testei. O único senão do Gtalk é não ter contador de caracteres e eu muitas vezes ultrapasso os 140 (o texto é armazenado, mas não aparece por inteiro na página inicial, nem para meus "seguidores").
Atualização: Encontrei um texto no MUIOMUIO (?) sobre como usar o Twitter com o MSN Messenger, mas ainda não experimentei (Twitter out! :( ).

Dá para se enviar mensagem por celular, através de SMS. Facílimo mas caro, por enquanto, pois o torpedo faz uma viagem internacional. Também não testei.

Através de um usuário, descobri a extensão TwitterFox, para o Firefox. Também muito fácil, rápida e com mais recursos (como contagem de caracteres e botão para pegar a url do site visitado). Aliás, url é um caso à parte. Devido à limitação do tamanho do post e do tamanho gigante de alguns endereços, muitos estão usando serviços de redirecionamento, como o URLTea, que te dão endereços alternativos menores.

Também facilmente consegui incorporá-lo aos meus blogs e agora todos podem acompanhar meus micro-posts aqui do lado.

Sigam-me os boms!

Com a opção "Follow" você pode seguir outros usuários. Todas as mensagens deles aparecerão para você. Pode fazer comentários aos posts. Cadastrei duas pessoas, meio que aleatoriamente, mas só uma estava realmente ativa no serviço e vi vários de seus posts. Achei a organização das mensagens meio confusa, principalmente se você tiver seguindo muitas pessoas.

Porque eu gostei.

Realmente, se pensarmos na idéia original, não tem muita graça ou utilidade para a maioria das pessoas. Entretanto, com um pouco de criatividade, pode ser muito interessante. Muitos serviços de notícias já estão usando o Twitter como mais uma forma de atualizar as pessoas (como o Omelete e Globo Esporte). Algumas figuras públicas também o fazem para que seus fãs saibam mais do seu dia-a-dia.

No meu trabalho utilizamos um programa de comunicação interna, chamado Realpopup, para trocar piadas, links, comentários, previsão do tempo (a diversidade de assuntos é assombrosa) e até informações importantes. Muito útil e divertido. Bem, vejo o Twitter como um Realpopup global, uma mescla de MSN e blog.

Muitas vezes vem aquela vontade enorme de compartilhar algo com o mundo, de forma rápida, mas não compensa o tabalho de um post normal (bem mais eleborado) no blog. Então, agora mando pro Twitter.

Sei que serão poucos os que lerão. Mesmo que o façam, dificilmente comentarão (a necessidade do cadastro no serviço atrapalha). Se eu fosse muito conhecido (nem que só virtualmente), provavelmente a brincadeira seria mais intessante, todavia é o prazer de escrever que move move, que alimenta os meus blogs e é isso que me tem cativado também no Twitter.

Então, veja minha página e, se quiser, assine o feed rss ou "follow-me".

Curiosidade: O símbolo do Twitter é um passarinho. Tweety é o nome original do Piu-piu. Coincidência?


Saiba mais:
G1 >Twitter explora curiosidade sobre a vida alheia
Vi muitos mais links, mas esqueci de marcá-los.

Atualizado em 17.12.2007 - 7:51

3 comentários:

  1. bom seu post. você sabe o nome do plug-in do MSN Messenger?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Eric.

    Encontrei esse artigo:http://muiomuio.net/twitter-msn/
    Parece que nem precisa de plug-in. Teste e depois diga pra gente, ok?

    ASC

    ResponderExcluir
  3. Acho que não tem a ver com o Piu-Piu (Tweety), mas sim com o som (piar) dos pássaros em inglês, que é tweet. É de tweet que vem o nome do Piu-Piu (Tweety - quase uma tradução literal), o nome do auto-falante agudo (tweeter), e, por sinal, também o nome do site.

    ResponderExcluir

Bacula-dir não executa após atualização do SO

 Atualizei o Ununtu (18-->20) e o tive erro na execução devido a bibliotecas libreadline.so.7 : cannot open shared object file: No such f...