sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Lista de compatibilidade de hardware para Linux

Uma das grandes dificuldades dos usuários iniciantes de Linux são os problemas de incompatibilidade.

Apesar disso ter diminuído muito, algumas dores de cabeça ainda podem ocorrer, devido ao número enorme de desenvolvedores de hardware e das diversas distribuições de Linux existentes
(Quem usa uma versão antiga do Windows e tentou achar drivers compatíveis de uma aparelho mais novo sabe bem do que eu estou falando).

Como a maioria das empresas se preocupa mais em fazer equipamentos "for Windows", os usuários do sistema do pinguim acabam ficando em segundo plano.

Minha última chateação foi com modelos de modems que deixaram de funcionar em distribuições com kernel mais novo.

Para diminuir possíveis contratempos, a BR-Linux fez uma pesquisa nacional de compatibilidade de hardware.

Apesar de não ser um estudo científico, é uma base muito boa para avaliação na aquisição de hardware para Linux. Só espero que seja atualizada constantemente.

Se você quiser, pode ajudar a divulgar essa lista, colaborar com a wikipedia e o wordpress e ainda, se tiver sorte, ganhar algum brinde, participando da campanha abaixo:

Ajude a divulgar a lista brasileira de equipamentos e serviços compatíveis com Linux
...e concorra a MP4 e MP3 players, mochilas Targus, períodos de VoIP grátis e até a ventiladores USB - além de contribuir automaticamente para doações para a Wikipedia e o Wordpress! O BR-Linux coletou mais de 12.000 registros de compatibilidade de equipamentos e serviços (webcams, scanners, notebooks, ...) na sua Pesquisa Nacional de Compatibilidade 2007, e agora convida a comunidade a ajudar a divulgar o resultado. Veja as regras da promoção no BR-Linux e ajude a divulgar - quanto mais divulgação, maior será a doação do BR-Linux à Wikipedia e ao Wordpress.

Um comentário:

  1. Eu tentei ser usuário do linux mas fui obrigado a retornar ao Windows por causa de incompatibilidade de hardware: modem, impressora matricial, scanner, palmtop, fora a dificuldade de encontrar softwares tão fáceis de usar e de instalar quanto no Windows. É muito mais fácil e barato comprar uma licença original do Windows e se livrar de toda a dor de cabeça do que trocar todos os seus periféricos e ainda ter que instalá-los e configurá-los na mão.

    ResponderExcluir

Bacula-dir não executa após atualização do SO

 Atualizei o Ununtu (18-->20) e o tive erro na execução devido a bibliotecas libreadline.so.7 : cannot open shared object file: No such f...