sexta-feira, 28 de setembro de 2007

O que eu queria que mudasse no orkut

Sei que muitos torcem o nariz quando se fala desse site de relacionamentos, mas não dá pra negar que ele conseguiu (mesmo com todas as suas limitações e defeitos), ser o maior do gênero no país.

Se você quer encontrar alguém, ou ser encontrado, o lugar é o orkut.

Eu tenho conta no site desde o tempo em que era em inglês e precisava de convite para entrar. Sempre sofri com ele, até pensei em abandoná-lo, mas resisti (pelo efeito "point da galera"*) e pude contemplar muitas mudanças nos últimos tempos (nem todas para melhor, infelizmente). Apenas para citar, a que mais gostei foi a inclusão de uma pesquisa decente no site.

Resolvi então fazer minha lista do que eu gostaria que mudasse no orkut:
  1. Mais privacidade: deveria haver níveis de acesso a conteúdos como álbuns de fotos e recados. Certas coisas você gostaria de que só seus amigos vissem, mas é obrigado a deixar disponível a todos. Essa pequena alteração diminuiria em muito o problema de clonagem de perfis e acesso a dados pessoais para fins ilegais.
  2. Acompanhamento de tópicos dos fóruns. Para saber o que andam dizendo em um tópico (ou o que lhe responderam) é necessário entrar em na página Comunidades, achar a sua, procurar seu tópico e ver a data em que ele foi atualizado. Muito chato, demorado e ineficiente, principalmente se você quer acompanhar vários tópicos. Feeds, e-mail, uma página só para isso, são várias as soluções que dariam um impulso no uso das comunidades.
  3. Controle de existência de comunidades e perfis: muitos criam comunidades e/ou perfis e os abandonam, por motivos que vão desde a perda de senha à morte do usuário na vida real. Outros criam comunidades apenas como "selos" para caracterizar perfis (ex: eu pulo muro, eu sou lindo, eu tenho orkut), que arrebanham milhares de usuários, mas não promovem discussão nenhuma. Passou de seis meses de inatividade, exclusão pra eles!
  4. Controle da opção "atualizações dos seus amigos". Você pode definir se seus amigos ficarão sabendo das mudanças em seu espaço no orkut, mas não dá pra dizer se você quer ou não ser informado, na página inicial, de cada ínfima mudança que seus trezentos amigos fazem. Como está , é uma novidade bem chata!
Claro, existem vários pontos que podem ser melhorados (como a integração com o Google Notas, por exemplo) e outros que independem do Google (como a convivência com trolls, miguxos e outras espécies), mas os citados são os que considero mais relevantes. Todos estes existem em outros sites do gênero, mas como disse, há o efeito "point da galera" e as pessoas não migram (ou se migram, voltam).

Dizem que o novo orkut trará mudanças radicais no site. Só nos resta esperar e opinar.

E você, o que gostaria de ver melhorado no orkut?

*efeito point da galera: muitas vezes você vai a um bar nem tanto pelo ambiente, nem pelo preço, mas porque seus amigos vão lá. Se isso acontecer com mais alguns grupos de amigos, logo o bar terá um movimento mínimo que chamará a atenção. Começará então a atrair pessoas que querem, principalmente, conhecer pessoas. Pode não ser o melhor bar da cidade, mas é o mais famoso porque têm muitas pessoas, que atraem mais pessoas. Com vários estabelecimentos e sites vemos o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bacula-dir não executa após atualização do SO

 Atualizei o Ununtu (18-->20) e o tive erro na execução devido a bibliotecas libreadline.so.7 : cannot open shared object file: No such f...