terça-feira, 30 de abril de 2013

MSN vai acabar! E já vai tarde!

E hoje, 30 de abril de 2013, o Windows Live Messenger, que antes era MSN Messenger, mas sempre chamado só de MSN, encerra suas atividades.

Na boa, já vai tarde!
No início, até era um software interessante e útil, mas depois seguiu numa sequência modificações que só me irritavam, até que perdi a paciência com ele.
Eu usava porque todos usavam, é a regra do barzinho da moda: pode não ser o mais legal, mas a turma toda está lá e são eles que fazem acontecer.
Porém, a cada atualização ele ficava maior (mais tempo de download), mais pesado e com recursos que não  me ajudavam em nada, muito pelo contrário.
Gosto de emoticons, mas a infinidade deles e a possibilidade de incluir seus próprios transformavam meia dúzia de textos em um jogo de "frase secreta", com bichinhos e objetos pulando na sua tela.
Mas nada tão agressivo quanto os winks, personagens enormes que se movimentavam e emitiam sons na tela inteira, como se o aplicativo vibrar já não fosse escandaloso o suficiente.
Mas a Microsoft não estava satisfeita em apenas aumentar o tamanho do software, ela a obrigava a fazer o update, pois algumas versões simplesmente deixavam de funcionar se não fossem atualizadas. Mesmo rodando num hardware que não era aquelas coisas. Resultado: software pesado, PC sofrendo para executá-lo, muitas vezes para fazer apenas as atividades básicas.
Claro, nesses anos o mensageiro da borboleta adquiriu capacidades interessantes e deve ter aprimorado os recursos de áudio e vídeo, mas tudo o que veio junto o transformou num elefante de circo infantilóide.
Tinha quem gostasse, a dupla bate-papo do Uol + MSN fazia a festa do voyeurs madrugadores, mas não era para mim. Por isso, há um bom tempo, utilizo programas de terceiros para conversar com meus contatos do MSN. Faltam alguns recursos, mas me permitem o básico e como eu não sou o cara mais sociável do mundo, não senti falta da webcam, por exemplo.
E esses programas de terceiros continuarão a funcionar, pelo que eu entendi, então, vai dar praticamente na mesma.
Já fiz a migração para o Skype (onde eu tinha conta e quase não usava), para o caso de precisar de webcam e tenho meus contatos no Pidgin, no Spark e Outlook.com, embora atualmente minhas conversas aconteçam em outras redes sociais.
Sim, GTalk e o bate-papo do Facebook, principalmente, tiraram muita gente do MSN de volta às origens, ao bate-papo sem frescuras!
Entendo a importância do MSN Messenger e como ele marcou a história da internet, mas erros sucessivos e  concorrência acirrada fizeram a Microsoft partir para um produto melhor que já existia e enterrar de vez algo que se tornou deficiente.
Adeus!

Último dia de Sol para o MSN: diversas dicas e links sobre como proceder
Alternativas para o MSN e Skype (via Ig)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bacula-dir não executa após atualização do SO

 Atualizei o Ununtu (18-->20) e o tive erro na execução devido a bibliotecas libreadline.so.7 : cannot open shared object file: No such f...