quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O cache do Google

Um recurso que muita gente não conhece é o chamado cache do Google:

O Google tira uma "foto" de cada página examinada enquanto elas são carregadas e guarda-as na memória para o caso de alguma não estar disponível. Se você clicar nos links da versão em cache, verá as páginas como elas estavam da última vez que foram carregadas. Esse serviço é útil se a página não estiver disponível no momento da busca, mas a versão em cache da página pode não ser a mais atualizada.

Quando a página armazenada é mostrada ela terá um cabeçalho, que servirá como um lembrete de que esta é uma página armazenada e não a página em si. Os termos que coincidem com sua busca estão destacados na versão armazenada, para que você identifique mais facilmente porque essa página é relevante.

O link "cached" (memorizado) não existirá para os sites que não foram indexados, e também para os sites cujos donos nos pediram para remover o conteúdo memorizado
Achei isso aqui.

Muito útil, pois já consegui acessar um texto muito interessante, que ainda estava em cache, de um site já fora do ar. Entretanto, pode ser prejudicial quando você quer que algo desapareça da internet. Não basta excluir do blog, por exemplo, pois o cache permanecerá por algum tempo.

A explicação mais completa achei nesse endereço : http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?hl=br&answer=61062

Como podem ver, é possível, mas não é uma tarefa simples como mandar um e-mail pra alguém com a URL pedindo para sair do cache. Em muitos casos, alterar o conteúdo da página apontada e esperar por uma próxima atualização, para depois excluí-la, pode ser suficiente. Afinal, se a pessoa achar a página, é menos provável que ela procure no cache.

3 comentários:

  1. O Google Earth é um programA maravilhoso,tem me ajudado muito no meu trabalho, ja que trabalho na área de telefonia e preciso indentificar rotas de cabos telefonicos subterraneos,iría me ajudar ainda mais, se podesse configurar o cache do programa para não expirar as imagens que ja foram carregadas,para não ter que me conectar com a internet sempre que eu for ultiliza-lo,.....sera que tem como?.....ja que não uso o google para visualizar mais que uma cidade.(Cuiabá MT).Se alguém ai poder me responder por favor,mande para mim a resposta neste email:giovanevsilva@hotmail.com, atenciosamente.

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo (Giovane?).
    O mais próximo disso que eu já fiz foi instalar um servidor proxy para internet, que tem seu cache interno, diminuindo os acessos constantes à internet. Mas isso não permite utilizar o programa off-line.
    Não conheço outra alternativa para seu problema.

    ResponderExcluir

Bacula-dir não executa após atualização do SO

 Atualizei o Ununtu (18-->20) e o tive erro na execução devido a bibliotecas libreadline.so.7 : cannot open shared object file: No such f...