segunda-feira, 16 de junho de 2008

Acentuando corretamente no Virual Box

Virtual Box é uma ótima ferramenta de virtualização.

Atualmente estou utilizando-a com o Windows XP, dentro do Ubuntu 8.4

Entretanto, um problema que me afligia era não poder acentuar corretamente dentro da máquina virtual.

Após várias pesquisas e testes, sem sucesso, resolvi escrever para o tradutor do Virtual Box para o português, Érico Mendonça, que respondeu-me:

Infelizmente este é um problema conhecido com o VirtualBox rodando em Linux, e deve demorar um pouco para ser consertado na interface gráfica principal. A causa do problema é que a interface gráfica do VirtualBox utiliza tabelas fixas com os layouts de teclado. Este subsistema está sendo reescrito desde o começo do ano para tentar atender a todos os layouts possíveis.

Mas existe uma maneira de contornar o problema: experimente usar o "VBoxSDL" para iniciar a sua VM. Como o tratamento de teclado neste caso é via libSDL, deve funcionar corretamente.

VBoxSDL é uma interface mais simples do Virtual Box. Encontrei um texto muito bom sobre essa ferramenta no post do Leandro Santiago. Aconselho fortemente que leiam.

Chamando minha máquina virtual com o VBoxSDL consegui, finalmente, acentuar corretamente no XP.

Atualização 26.06.2008:

Uma alternativa mais simples é, no Virtual Box, ir em Arquivo/Preferências, item Entrada e desmarque Capturar teclado automaticamente.

Não testei, mas provavelmente isso não funcionará se vocÊ não instalar os adicionais para convidado. Veja isso no Hamacker Place.

Um comentário:

  1. Funcionou perfeitamente a opção de desmarcar a captura do teclado. Um abraço!

    ResponderExcluir

Bacula-dir não executa após atualização do SO

 Atualizei o Ununtu (18-->20) e o tive erro na execução devido a bibliotecas libreadline.so.7 : cannot open shared object file: No such f...