sábado, 2 de fevereiro de 2008

Monitor widescreen ou não?

Quando meu velho monitor CRT deu problema pela segunda vez, eu e minha esposa decidimos que era hora de evoluirmos para um monitor LCD e todas as vantagens dessa tecnologia: nada de flickers, menores espaço e consumo de energia, além da beleza.

Após selecionar entre vários modelos de 17 polegadas, quatro com uma ótima relação custo-benefício, acabei ficando entre dois Samsung e com um dilema: monitor fullscreen ou widescreen?

Para quem não sabe, "fullscreen" é o formato mais comum, no padrão 4:3, que encontramos nos monitores CRT e na maioria dos televisores.

Já widescreen é o formato mais alongado, aquele da tela de cinema, também conhecido por 16:9.

Quando alugamos um DVD widescreen para assistir numa televisão comum, normalmente ficamos com duas faixas pretas em cima e em baixo da tela, o que acontece quando um "retângulo" é diminuído para caber dentro de um quadrado. E se o filme original era widescreen e foi modificado para tela-cheia, isso significa de parte dele (45%, na verdade) foi cortado e você acaba perdendo informações importantes.

Mas, afinal, qual é o melhor? Minha pesquisa indicou que a resposta é: depende do uso.

Para navegar, trabalhar com textos ou ler documentos, você vai preferir o full, pois o wide "tira" cms da parte de baixo, que você usaria e "põe" do lado, onde não é utilizado, principalmente pelos browsers, pois pouquíssimos sites são feitos para utilizar todo esse tamanho.

Se a questão é ver fotos, talvez wide também não seja uma boa, visto que a maioria das fotos ficará em esticada em tela-cheia, ou então com bordas nos cantos. Parece que algumas câmeras novas já tiram fotos no formato wide.

Alguns aplicativos não estão preparados para o formato wide e as telas ficarão distorcidas, muitas vezes atrapalhando o uso de certas funções.

Entretanto quando o quesito é vídeo, widescreen é o formato que se tornará padrão, tanto nos filmes quanto na TV Digital. Nenhum pedaço da cena será perdido nem aparecerão aquelas faixas pretas.

Dá também trabalhar com uma imagem grande mais facilmente ou abrir duas janelas, uma ao lado da outra. É quase como se fossem dois monitores. Nesse caso, quanto maior o monitor, melhor.

Jogos
Não peguei muita informação sobre isso, mas parece sabe-se que, se o jogo tiver opção de resolução wide, você ganhará área de visão. Em jogos mais antigos, há a chance da imagem ficar deformada. Como os gamers costumam ser bastante exigentes e ter suas próprias preferências, aconselho a fazer um "test-drive" antes.

Widescreen - distorção de fotos.
Com relação a distorção das fotos, isto pode indicar um erro de configuração da resolução. No seu monitor antigo, talvez era utilizado uma resolução de 1024x768, que é uma resolução 4:3 (para monitores convencionais). Quando se troca para um monitor widescreen (16:9) é necessário ajustar essa resolução para o Windows não ficar distorcido (imagine tentar ajustar um quadrado dentro de um retângulo).

Para isso, no XP, você deve clicar com o botão direito na área de trabalho (aonde fica o papel de parede) e depois em "Propriedades". Após isto, vá até a aba "Configurações" e verifique a "Resolução da tela". Para um monitor de 17" widescreen eu recomendo uma resolução de 1280x800. Você pode testar outros tamanhos também para ver o que mais te agrada.

Última dica, mas fundamental: antes de comprar um monitor novo, verifique se sua placa de vídeo atual suporta as resoluções wide. Caso contrário (e que foi o meu caso), você não poderá utilizar todos os recursos do monitor, além das imagens ficarem distorcidas.

Resumindo: se você usa o micro apenas no escritório, para navegação e edição de textos, baixar fotos da câmera digital e outras atividades triviais, fullscreen é mais o seu tipo. Se gosta de assistir filmes no DVD, pretende usá-lo para TV digital, fique com o wide. Ele se tornará o formato padrão em alguns anos, substituindo as telas "quadradas".



Meu monitor novo, um Samsung SyncMaster 732nw (widescreen)

Tamanho da tela Largura de 17"
Resolução 1440 x 900
Brilho 250 cd/?
Taxa de Contraste 600:1
Tempo de resposta 8ms
Ângulo de visão (Horizontal/Vertical) 160°/160°

Uma das fontes: Yahoo Respostas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bacula-dir não executa após atualização do SO

 Atualizei o Ununtu (18-->20) e o tive erro na execução devido a bibliotecas libreadline.so.7 : cannot open shared object file: No such f...