Eu já vi isso


Tenho conta no Facebook, Orkut, Instagram, Google+, Twitter, FourSquare, entre outras redes sociais. Todas interagem, em maior ou menor grau, entre si e com outros serviços na rede.
Muitas vezes, acesso-as por dispositivos de terceiros, como o HootSuite, por exemplo, para facilitar essa integração.

O que acontece, no entanto, é que isso acaba causando um excesso de informações repetidas, dentro de um mar gigantesco de informações que já recebemos todos os dias.

Exemplo: Fulano postou uma foto legal pelo Instagran e eu vejo isso quando acesso o Facebook. E quando eu entro no Twitter, porque o aplicativo já posta nas duas redes ao mesmo tempo (na verdade, ele posta em mais, mas estou usando essas duas como exemplo). E ao abrir meu Instagram para postar uma foto, vejo o que meu colega postou novamente (que nem é tão interessante assim).

O site do Twitter é bem prático e, vira-e-mexe, acabo nele, mas eu sinto falta do antigo retuitar, pois gosto sempre de colocar algum comentário pessoal e essa opção não existe mais. Sendo assim, uso o HootSuite, mas ao entrar no site acabo passando por várias mensagens que acabei de ver no site oficial.

O mesmo acontece quando vou acessar o Twitter pelo app do smartphone, ou outro software semelhante, sem falar nos e-mails que recebo informando quando meu nome foi citado ou apareço em alguma foto no Facebook.

Imagino que, algumas vezes, uma mesma mensagem é processada pelo meu cérebro mais de 5 vezes por dia, vindo de diversas formas e diferentes horários. E não estou levando em conta a minha mania de ficar verificando as atualizações constantemente.

Para o bem ou para o mal, isso não é uma via de mão única. No mesmo exemplo, posso reagir a essa postagem nos três serviços, seja curtindo, comentando ou compartilhando, o que gera um efeito dominó.
Ou seja, se antes eu queria ter uma ideia sobre as reações das pessoas a um post (este, por exemplo), era só eu ver os comentários no próprio post ou utilizar alguma ferramenta de avaliação, do próprio site, por exemplo.

Agora, eu tenho que ver quantas vezes ele foi curtido, retuitado, compartilhado, quantos "+1" ou corações ganhou e quais os comentários em cada rede social.

Isso acontece porque, óbvio, queremos atingir a todos (ou a vários grupos) de várias redes sociais, mas boa parte dos nossos amigos é como a gente, está cadastrado em várias delas. Qual a saída, então?

Uns estão optando por se concentrar na rede social mais badalada (efeito barzinho) do momento, que é, adivinhem, o Facebook, se esforçando para que tudo apareça lá e meio que ignorando as outras ferramentas como redes sociais em si.

Outra solução, se é que é possível, pelo lado de quem posta: separar os assuntos por redes sociais (fotos da festa vão para o "face", devaneios para o Twitter...) e assim cada um segue o que achar mais interessante. E pelo lado de quem recebe: filtrar o contatos e não segui-los em todas as redes sociais. Se o cara SEMPRE vai postar os chek-ins do Foursquare e os posts do Twitter no Facebook, porque eu preciso receber essas informações pelas três redes?

Na verdade, a solução ideal, um "já vi" universal, ainda não existe e enquanto não for implementando, vamos buscando alternativas de diminuirmos um pouco a quantidade de informações que recebemos, para tentar ficar só com o que é relevante.

E você, também se sente incomodado com isso? Faz alguma coisa pra amenizar seu efeito? Comenta aí, no blog, ou no face, ou responde o tuíte, mas não esqueça de curtir, compartilhar, inscrever-se, retuitar.....

Comentários

  1. De fato, eu separo as redes por ideias. No twitter, posto assuntos mais técnicos, sérios e úteis. Lá eu tenho seguidores que nunca me viram na vida, mas gostam do que escrevo. No facebook, onde estão a maioria dos meus amigos próximos, da vida real, parentes, pessoas com os mais variados gostos, áreas de conhecimento, escolaridades, crenças etc., prefiro compartilhar o que está acontecendo de legal na minha vida, fotos da família, piadas, e algumas chamadas de atenção para coisas genéricas mais sérias, como meio ambiente, valorização dos professores, dicas de convívio (uso da seta, p.ex.) etc., e tento evitar assuntos técnicos.

    Talvez um agregador de redes sociais possa ser útil, como o ZooLoo. Se ainda não resolver o problema, pelo menos há algumas dicas para gerenciar seu tempo nas redes sociais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas