terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Meu Palm agora é Treo!

Em outubro de 2007 resolvi adquirir o palmtop usado (Zire m510) do meu amigo Sony Santos, com objetivo de melhorar o genrenciamento da minha vida: contatos, calendários, tarefas, aquelas coisas.

Tenho duas confissões a fazer:
  1. Se soubesse quantos recursos aquele aparelhinho tinha, já teria comprado um há mais tempo.
  2. Minha vida não ficou tão organizada como deveria, pois não basta ter as ferramentas, é preciso muita força de vontade e disciplina.
O tempo foi passando e eu comecei a sentir mais faltas de outras facilidades:
  • Ter sempre a mão uma câmera pra fotografar algo curioso e inusitado;
  • Não ficar p##@ cada vez que eu pulava pra próxima faixa do MP4 sem querer, no meio de um podcast de uma hora e meia (a maioria dos players mp3 não permite avanço para um ponto específico do arquivo);
  • Ter de ver no palm um número do telefone e discar no celular, ou ter dados duplicados e desatualizados;
  • Número de gadgets pra ficar levando de um lado pro outro;
Levando tudo isso em conta, aproveitando a queda de preço dos smartphones e que a minha filha conseguiu riscar a tela do meu palm atual, não resisti e comprei um Palm Treo 650, via leilão do Mercado Livre.



Teria todos os meus programas preferidos do Palm, num modelo colorido e mais rápido, integrado ao celular, mais um tocador de mp3+câmera (mesmo que VGA).

Apesar de ser perceptível que é um modelo antigo, compensa pelo custo/benefício e pelos recursos que traz, dando de 10 a 0 nos mp(qualquer coisa) que você vai comprar pelo mesmo preço.

Fiz o desbloqueio no site http://650unlock.com, pagando 15 doletas (embora talvez até de pra fazer de graça);
Passei para português, uso toques mp3 e navego na internet (graças a softwares de terceiros).


Ou seja, produtividade e praticidade de um smarphone a um preço muito bom (um novo era BEM mais caro).

Prós:
  • ótima relação custo/benefício
  • prático e fáci uso
  • resistente
  • muitos aplicativos ainda disponíveis pra download, inclusive gratuitos
  • bluetooh (dá até pra navegar na web)
  • abre e edita docs do Word e planilhas do Excell
  • visualiza PDF
  • aceita cartão SD de até 2GB
  • player MP3 permite avançar p/ qq ponto da música, coisa que muito MP3/4 genérico não faz.
  • boa duração da bateria.
Contras:
  • tamanho e peso grandes para os dias atuais
  • teclas miúdas para quem tem dedos gordos
  • não tem wi-fi
  • câmera é só VGA
  • às vezes reinicia qdo usamos o navegdor dele (incompatibilidade com alguns sites).
  • aceita cartão SD de até 2GB
Se eu mudar de smartphone, será para outro Palm. Para eu sair deste SO, terei de estudar mutios os outros e ver se tem os aplicativos que eu mais uso e se são realmente práticos.


    Sites úteis: http://www.delicious.com/alexandredsc/palm
    http://starrtec.blogspot.com/search/label/palm
    Minha opinião no Mercado Livre, acesse e dê um "joinha", rs http://opiniao.mercadolivre.com.br/ALEX-STARR_Page_1_VCO

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Bacula-dir não executa após atualização do SO

     Atualizei o Ununtu (18-->20) e o tive erro na execução devido a bibliotecas libreadline.so.7 : cannot open shared object file: No such f...