Minha experiência com o Google Chrome

Semana passada fui surpreendido com a notícia de um produto novo da empresa Google: o navegador Google Chrome.

Não vou chover no molhado, falando das suas principais características, algo que você pode ver  muito melhor no próprio site do Chrome.

Prefiro comentar sobre como foi utilizá-lo, em casa e no trabalho, nos últimos dias.

Instalação

No link disponível, você baixa um pequeno programa que tem a função de baixar e instalar o navegador. Algumas empresas usam esse esquema, mas eu particularmente não gosto, prefiro ter o instalador completo em mãos.

Infelizmente o programa não conseguia baixar o Chrome na minha empresa, seja pelo link compartilhado com proxy, seja pelo roteador.

Tive que apelar para a internet discada (arg!) até descobrir como obter o instalador completo, no site do Chrome Brasil.

Passado este problema, o restante do processo foi muito simples e fácil. Ele importou os favoritos do Firefox e até as senhas (em casa, onde não uso senha-mestra. Falarei disso agora).

Para configurar o proxy,  o Google Chrome chama as configurações de internet do próprio Windows.

Senhas

Quanto às senhas, senti falta do botão "lembrar mais tarde", além das opções "salvar senha" ou "nunca mais perguntar para esse site", algo que pode ser feio clicando no "x".

Eu acesso muitos sites que pedem login e senha e salvá-los é muito útil. Mas o Chrome não tem senha-mestra, para impedir que outros usem as senhas salvas. Então tive de desativar esse recurso.

Bancos e operações financeiras

Com o Unibanco, não tive problemas de uso. Já com o Banco Real, ele não passa da primeira tela. Ambos funcionam bem no Internet Explorer e no Firefox.

Realizei um pagamento no Mercado Livre, por cartão de crédito, sem problemas.

Outros sites

Não tive problemas com a maioria dos sites que visito.

O Live Mail (Hotmail) só abriu em no modo antigo e insistiu para que eu baixasse um browse compatível. Em compensação, achei bem mais rápido para ler as mensagens.


Serviços Google

Uso, além da minha conta, o Google Aplicativos para seu site, assim tenho uma conta Google com domínio tlcavare.com.

Entretanto, quando estou logado na minha conta Google e acesso o site do TLC,  a agenda do Google fica pedindo usuário e senha. Há um conflito entre as duas contas, algo que não ocorre em outros navegadores.
Novidades

Exibir os sites  mais visitados quando se abre uma nova aba/guia é muito legal, mas devia ter opção de retirar um site da lista, caso a gente queira que algum site não fique visível. Aliás, muito boa a existência da janela anônima, no quesito privacidade.

Senti falta também de poder visualizar uma impressão ou, ao menos, configurar algumas opções básicas antes de imprimir.

Adorei o modo como podemos gerenciar as abas, incluive transformando-as em janelas. Muito bom o esquema de exibição do uso de memória.

Editando textos no dokuwiki, ele se comportou muito estranhamente, confundindo inserir com sobrescrever. Um erro desse tipo só vi no editor vi, algumas vezes.

Barra tudo-em-um: depois que me acostumei com a barra de endereços do Firefox 3, me senti meio perdido com a barra do Chrome. Acho que dá pra melhorar, dando mais relevância aos favoritos, mas é MUITO melhor e mais prática que a do Internet Explorer, por exemplo.
E seu uso reforçará ainda mais o Google como sistema de pesquisa mais utilizado.

Desempenho

No geral, consome menos memória e também é um pouco mais rápido em algumas aplicações. Mas comparei com meu firefox usando extensões, que é diferente do Firefox "pelado".

Mesmo na conexão discada, funcionou bem.

Notei uma melhora na performance na execução de javascript.

Ah, extensões...

Pra quem se acostuma ao uso de extensões/complementos, ficar sem elas é muito frustrante! Dizem que o uso de extensões já está nos planos para o o Chrome. É aguardar...

Avaliação Final

O Google Chorme segue a linha dos serviços Google: simplicidade e beleza. É leve e rápido, tem alguns pontos que precisam ser revistos (ainda é versão Beta), mas, no geral, saiu muito bem e trouxe boas novidades.

Não o troco pelo meu Firefox, mas vai chamar atenção de muita gente que ainda acha que internet = Internet Explorer.

Aumentará ainda mais a briga dos browsers, a diversidade de opções para navegar e com isso o consumidor final, isto é, os usuários, sairão ganhando.

Comentários

  1. Para download do instalador completo: http://build.chromium.org/buildbot/snapshots/chromium-rel-xp/

    Abra a pasta de data mais recente (ou clique em LASTEST para ver o nº da última versão) e voilá!

    O instalador completo chama-se mini_installer.exe.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, o link que o Sony passou é para o download do Chromiun, browser sob o qual o Chrome foi desenvolvido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas