sexta-feira, 20 de junho de 2008

Xubuntu acessando compartilhamento de rede Windows

Ao contrário do Ubuntu, o Xubuntu não tem navegação nativa em pastas de uma rede Windows, mas é possível implementar esse recurso.

1) Em Aplicações do XFCE -> O sistema -> Pastas compartilhadas. (Isto deve desencadear a instalação do Samba, se ele já não estiver instalado e deve permitir que definina o workgroup adequado).

2) Instale fusesmb em Synaptic (de repositório de Universo).

3) Edite /etc/modules e adicione o nome "fuse" à lista de módulos a carregar (sem aspas). Se é que ele não está la. Salve o arquivo.

4) Reinicie, então o módulo fuse é carregado e o workgroup adequado é lido pelo samba.

5) Em XFCE Aplicações -> System-> Usuários e grupos... Propriedades de seu usuário... Aba... Privilégios "Allow use of fuse file systems..."

6) Crie uma pasta onde será montado o acesso. eu usou /media/network. Mude as permissões de leitura/escrita para grupo e outros (chmod 777).

*** 6,5) Num terminal, digite : sudo chown : fuse/media/network
(Onde é o usuário em que você fez login).

*** 6,6) Cheque a permissão que o fuse tomou. Aplications -> System -> Usuários e Grupos... Administrar Grupos... ache fuse e escolha propriedades. Assegure-se que sua conta de nome de operador está nesse grupo está marcado.

*** 6,7) Reboot o sistema e cheque novamente o passo 6,6.

7) Em XFCE Aplicações -> Os cenários -> Autostarted Applications... Adicione uma aplicação. Coloque o nome e a descrição que desejar e, na linha de comando, coleque: fusesmb /media/network (ou qualquer ponto de montagem que você criou).


Abra o thunar e navege até a pasta de pai de seu ponto de montagem ... então arraste o 'pasta do ponto de montagem' aos lugares (atalhos) do painel do thunar.

9) Dê logout e login novamente (então o privilégio de operador e autostart de fusesmb terão efeito).

*** Passos adicionais ajudar prevenir alguns problemas de acesso negado que algumas pessoas têm estado experimentando com fusesmb.

Traduzido semi-automaticamente do Ubuntu Forum.

Obs.: por esse método não consegui acessar pastas com senha.

Andes de experimentar o fusesmb, tentei o pyNeighborhood. Apesar de seguir os passos deste post do Grumpymole, o programa falhava ao tentar montar as partições.

4 comentários:

  1. Cara, esta dica veio bem na hora que eu estava tentando fazer o Ubuntu no desktop enxergar o meu notebook e vice-versa, mas infelizmente não consegui fazê-la funcionar.

    Primeiro porque meu menu não tem a opção de configurar os programas iniciados automaticamente, o que eu resolvi fazendo umas buscas na net.

    Mesmo assim, com as novas dicas que segui, criando um arquivo do tipo .Desktop, a coisa ainda não funcionou.

    Pesquisando um pouco mais descobri que consigo acessar as pastas compartilhadas no notebook digitando "smb://" mais o número ip do notebook na barra de endereço do Nautilus. Não é o ideal mas já ajudou um pouco.

    Eu baixei o Samba completo e instalei no desktop e semana que vem vou destrinchar o manual dele, fazendo um curso intensivo, para descobrir a melhor maneira de fazer o serviço.

    De qualquer maneira, obrigado por compartilhar este tipo de informação, que é uma coisa que falta bastante em português.

    Estou me aventurando cada vez mais no mundo do Ubuntu, e sempre que tiver dicas, também vou compartilhar lá na minha área.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Essa dica é específica para o Xubuntu, que usa o XFce no lugar do Gnome.
    No ubuntu, no próprio menu consigo as opções para acessar redes Windows.
    O Samba ainda é cercado de muitos mistérios para mim e é muito útil nesse mundo com redes mistas.
    Estou aguardando futuros posts...

    ResponderExcluir
  3. Eu também uso Xubuntu. Esse lance de não ter o comando de configurar programas iniciados automaticamente é um bug que só uns sortudos como eu têm a oportuniade de presenciar. :o)

    Mas, enfim, aos poucos vou aprendendo, principalmente agora que decidi adotar de vez o Xubuntu como o principal sistema do desktop. Resolvi que Windows o tempo todo agora só no notebook. Vamos ver no que dá.

    ResponderExcluir
  4. o unico problema que encontrei foi depois de usar o comando fusesmb o caminho nao muda as permissoes nem usando chmod 777 nem com sudo ou logado como root, da sempre permissao negada, nas conf de usuarios e grupos esta com o fuse ok mas,,, ainda sim continua dando permissao negada na pasta

    ResponderExcluir

Bacula-dir não executa após atualização do SO

 Atualizei o Ununtu (18-->20) e o tive erro na execução devido a bibliotecas libreadline.so.7 : cannot open shared object file: No such f...