segunda-feira, 26 de maio de 2008

Como atualizar uma versão do Ubuntu

A cada seis meses uma nova versão do Ubuntu é disponibilizada.

Você logo consegue o liveCD, gosta as novidades e quer atualizar seu linux.

Só que, para tristeza da maioria, como eu descobri, não é possível atualizar o Ubuntu a partir de um liveCD.

Restam duas opções: utilizar o sistema de atualização do próprio Ubuntu, deixando ele vai baixar todos os arquivos necessários para o upgrade do seu SO. Prático, mas arriscado e lento.

Outra alternativa é, ao invés do liveCD, você conseguir a versão "alternate". Na instalação, você não vai ter a inteface gráfica que é carregada com a versão que roda do CD. Mas não se assuste, instalar com ele não é nada que seja muito difícil.

Em compensação, você poderá atualizar o seu Ubuntu a partir dele, bastando colcocar o CD no drive e seguir as instruções.

Sugiro ainda: quando fizer uma instalação limpa, crie uma partição exclusiva para seus dados pessoais (home). Isso facilitará muito as coisas em futuras instalações a atualizações.

Última dica: aquela história de faça backups de seus documentos e configurações é REALMENTE importante. No mínimo, faça da pasta home. Se der, da partição toda.

2 comentários:

  1. Ih, este último parágrafo indica que alguém aí já perdeu dados com uma brincadeira de atualização...

    ResponderExcluir
  2. A gente aprende pelo amor ou pela dor, hehe...

    ResponderExcluir

Bacula-dir não executa após atualização do SO

 Atualizei o Ununtu (18-->20) e o tive erro na execução devido a bibliotecas libreadline.so.7 : cannot open shared object file: No such f...