The partition with /var/lib/mysql is too full! E o meu saco também!

Outro dia, depois de reiniciar um servidor de internet, meus colegas se depararam com a seguinte mensagem "The partition with /var/lib/mysql is too full!" e mysql não subia.

Pra dar uma mão, resolvi dar uma olhada no problema, acessando o servidor remotamente. A primeira coisa a verificar, óbvio, foi o tamanho do espaço em disco, pois era isso que dizia: a partição está muito cheia!.
No caso, não havia uma partição específica para esse diretório. O comando df - h mostrou que havia espaço de sobra.
Mesmo assim, até apt-get clean foi usado pra liberar mais espaço.

Xereteamos nos logs, pra ver se descobríamos o que estava acontecendo, mas nada muito claro.
Entretando, arquivos gigantes em /var/log/mysql pareciam muito suspeitos.
Descobri que eram arquivos binários de log do mysql e que era possível definir o tamanho deles, e até desabilitá-los, através do arquivo de configuração /etc/mysql/my.cnf.
Também é possível fazer uma limpeza neles, mas para isso precisaríamos do mysql vivo, o que não era o caso.
Resolvemos compactar todos os arquivos e excluir os originais. Ganhamos MUITO espaço com isso, mas não foi o suficiente para o erro desaparecer.
Então lemos algo sobre os arquivos de log dentro do diretório /var/lib/mysql (ib_logfile0 e ib_logfile1), que foram devidamente backupeados e excluídos.
Como eu mexia daqui e meu colega lá no servidor, outros comandos e testes foram executados simultaneamente, por isso é difícil dizer o que realmente resolveu, mas, da minha parte, depois desse passo, o mysql voltou a rodar, pouco antes de partirmos pro extremo: reinstalar o mysql.
Agora parece simples, mas o processo levou quase o dia todo, vasculhando páginas na internet e fazendo testes, com todo o cuidado para não ferrar tudo de vez.
No final ficamos com a seguinte tese: o servidor deveria estar executando alguma tarefa do mysql quando reiniciou e aí endoidou, achando que não tinha mais espaço pra trabalhar. E eu, provavelmente, bati o recorde de abas abertas no Firefox.

Alguns sites de referência:
http://forum.clubedohardware.com.br/erro-mysql-the/560921

MySQL Bin Files Eating Lots of Disk Space
MySQL :: Re: please, what is the files mysql-bin.000001 ... mysql-bin.000002 etc?
[Bug 210813] Re: package mysql-server-5.0 5.0.51a-3ubuntu5 failed to ins
[SOLVED] MySQL ERROR 2002 (HY000): Can't connect to local... - Page 2 - Ubuntu Forums
Can't set up MySQL - Ubuntu Forums
ERROR: The partition with /var/lib/mysql is too full!
ERROR: The partition with /var/lib/mysql is too full! : Programming Discussion : Web Hosting Talk
How to free up /var/lib/mysql (virtualbox vm) - Server Fault
msyql: ERROR: The partition with /var/lib/mysql is too full! « Willing wheels
[ubuntu] MySQL - error #1045 cannot connect... - Ubuntu Forums
[ubuntu] [SOLVED] MYSQL connection problem - Ubuntu Forums the partition with /var/lib/mysql is too full! - MythTV Community Forum - MythTV talk.com
Can't set up MySQL - Ubuntu Forums

Comentários

  1. Tem uma extensão que conta as abas abertas do FF. Pode ser útil se pretende monitorar seus recordes, rsrs ;)

    ResponderExcluir
  2. Cara, estou com o mesmo problema...na verdade ja tive esse problema antes e a solução foi liberar espaço com o comando: apt-get clean
    Porém dessa vez não tive sucesso ao usar o comando, também realizei o procedimento que vc falou ai, de excluir os arquivos: ib_logfile0 e ib_logfile1, mais ao reiniciar o servidor ele cria os dois arquivos novamente =(
    To sem solução

    ResponderExcluir
  3. Caros amigos eu busquei em vários foruns e achei uma solução, pelo menos para o meu caso, meu servidor desligou no meio de uma operação de compactação de email, ai bagunçou tudo e não entrava mais o servidor mysql, vi no log de erros que ao iniciar o mysql ele não tinha mais acesso leitura escrita ao arquivo my.cnf alterei o acesso com o comando chmod 644 my.cnf e servidor subiu normal.

    ResponderExcluir
  4. Ai como ele não tem acesso ao arquivo ele pega as configurações padrões onde não tem arquivo nenhum e nenhum schemma dando o erro de partição.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas