quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Corretor ortográfico com as novas regras: OpenOffice saiu na frente!

Quem gosta ou precisa produzir textos e está sentindo falta de um corretor ortográfico com as novas regras gramaticais, já tem uma opção disponível. Trata-se do Vero, um plug-in para quem usa a suíte OpenOffice.org/BROffice.org.

Software-livre e gratuito, o OpenOffice.org concorre com outros pacotes de escritório, como o Microsoft Office. BROffice.org é a sua versão brazuca.

Quem desejar, pode baixar o BROffice 3.0 sem custo algum e depois o corretor ortográfico Vero, para a versão 3.0 e também para as mais antigas.

O Projeto VERO lançou em julho/2008 sua primeira versão do Verificador Ortográfico contemplando os ajustes do Acordo Ortográfico. A partir de 1º de janeiro de 2009 mudanças na escrita irão se incorporar à norma culta da língua portuguesa. Brasil e Portugal passarão por um período de adaptação de três e seis anos, respectivamente.


Já a Microsoft, que tem sua própria ferramenta para correção ortográfica, pretende atualizar seus softwares gradativamente até 2012.

Mas se você não quiser esperar todo esse tempo... O BrOffice.org é a alternativa certa. Há mais de oito anos no mercado, ele se consolida como uma excelente opção. Ninguém sobrevive tanto se não for realmente bom. Ele é Livre, gratuito e bastante intuitivo. Já conquistou mais de 12 milhões de usuários no Brasil. Temos certeza que você também gostará.

Dica de última hora: depois de instalado o corretor ortográfico, você pode estranhar se escrever linguiça e o Writer mudar para lingüiça.

Para resolver isso, vá no menuFerramentas/Auto-correção, aba Substituir e exclua a palavra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bacula-dir não executa após atualização do SO

 Atualizei o Ununtu (18-->20) e o tive erro na execução devido a bibliotecas libreadline.so.7 : cannot open shared object file: No such f...