quinta-feira, 10 de abril de 2008

Pra onde foi o site que estava aqui?

Escavando até as profundezas de sub-pastas, chegando até várias eras formatações passadas, encontro muita tranqueira, agora inútik, mas muitas curiosidades.

Em meados do anos 2000 o nosso comportamento no PC era bem diferente em certos aspectos, devido à tecnologia que tínhamos à disposição.

Um exemplo: sem ferramentas de pesquisa sofisticadas como as atuais, nem sincronizador de favoritos, eu guardava meus links prediletos num arquivinho .rtf (padrão de texto com formatação, pré-DOC).

Resolvi checar todos aqueles sites e notei que muitos dos sites não me são mais necessários, pois o conteúdo eu posso encontrar (até mais atualizado) facilmente no Google.

Outros simplesmente não me interessam mais: minha paixão por astronomia, por exemplo, ficou na adolescência.

Mas o mais intrigante é que a maioria dos sites não não existia mais. Ou seu conteúdo mudou pra outro endereço, alteraram a estrutura do site ou simplesmente evaporou da web. Muitas vezes anotamos o endereço de algo muito interessante, imaginando que ele será eterno, mas na verdade ele é quase tão instável quanto os caminhos para um arquivo em nosso PC.

Daqui a 10 anos, se este blog ainda existir, é bem provável que a maioria dos links citados também já estejam quebrados.

Talvez no futuro existam links relativos, espécie de ferramentas de pesquisa integradas, substituindo os tradicionais links. Até lá, ou mesmo lá, se você quer ter certeza de que não vai perder algo de algum site, faça uma cópia do conteúdo (se for permitido) para outro local (como seu blog). A múltiplicação da informação impedirá que ela desapareça.

Um comentário:

  1. Opa! ohh eu d novo!
    Primeiramente: não há porque agradecer pelo comments.
    Segundo: Comigo aconteceu a mesma coisa já algumas vezes, mas com o delicious. Acho ele um ferramenta muito boa, que por se basear em tags facilita o acesso a informação que necessito.

    Porém tenho passado pelo mesmo problema. Alguns sites simplesmente deixaram de existir. Isso que eu estou falando de conteúdo que devo ter acessada a mais ou menos um ano, apenas.

    Acabei fazendo o que você citou. Quando considero o conteúdo muito importante, já aprendi, copio ele pro meu blog.

    Em alguns casos o cache do google ainda salva a gente :)

    []'s

    ResponderExcluir

Bacula-dir não executa após atualização do SO

 Atualizei o Ununtu (18-->20) e o tive erro na execução devido a bibliotecas libreadline.so.7 : cannot open shared object file: No such f...