Após testar várias configurações, ter pesquisado em vários sites, sem êxito, pensei até em fazer um hard reset, que traria o aparelho às suas configurações de fábrica.
Antes disso, resolvi testar o aparelho com outro chip e o meu chip em outro aparelho. E a rede de dados ficou ativa e não ficou, respectivamente, ou seja, o problema não era no meu Android.
Entrei em contato com a Vivo, primeiro via chat e depois por telefone, passei os testes que executei (o que filtrou bem as alternativas do que poderia ser o problema) e chegaram a conclusão de que o acesso às redes sociais estava bloqueado. Cerca de 24 horas depois, o acesso à rede de dados voltou e depois que eu reiniciei o celular, consegui usar o recurso normalmente.
Pelo que eu vi nas pesquisas, parece um problema comum não conseguir usar a rede de dados no celular. Então vamos ao que eu descobri, pesquisando pelo problema para o meu Sansung Galaxy 5 (Android 2.2):
- Você acha que tem plano de dados, mas não tem. Pode ser óbvio, mas às vezes podemos nos confundir, achar que temos um pacote de dados ativo mas não temos (por ter esquecido de fazer o pagamento/recarga, por exemplo);
- Pode ser configuração APN errada. Essa configuração varia de operadora para operadora. Existe um programa chamado "APN Brasil", que pode ser instalado via wi-fi e que configura a APN em seu aparelho de modo bem simples. Alguns modelos de celulares conseguem obter essas informações diretamente da operadora. Ou você pode pesquisar na internet ou entrar em contato com a operadora;
- Se possível, faça o teste com outro celular e outro chip, de preferência da mesma operadora: isso pode lhe mostrar que o seu aparelho está ok e o problema está no chip/operadora, como foi o meu caso;
- Entre em contato com a operadora. É chato, mas se o problema for com a sua linha, só eles podem resolver. No meu caso, resolveram.
- Se o problema for no seu aparelho, voltar às configurações de fábrica pode resolver. Caso contrário, o problema é mais grave e você terá de levar o celular à assistência.
Amigo, sua dica sobre o APN me ajudou muito. Obrigado, viu. tava com o mesmo problema e agora resolveu.
ResponderExcluirmuito bom, obrigado, meu problema era este mesmo.. APN invalida..
ResponderExcluir