Entendam bem, eu não queria instalar o Linux no HD externo, mas sim, fazer um LiveUSB, para que ele executasse como se estivesse em um CD. Assim, rodaria corretamente em qualquer máquina e não somente naquela em que estava ligado quando eu instalei.
Do modo que falavam, não parecia difícil, porém não foi bem o que eu vi.
Algumas pesquisas me levaram ao site pendrivelinux.com, dedicado ao assunto. Segui o tutorial para o Knoppix , no qual o Kurumin é baseado. Tudo explicado, com programinhas pra baixar para fazer todo o trabalho.
Mesmo que eu fizesse manualmente, não era muito complicado: extrair os arquivos do .ISO para a raiz do HD externo. Copiar o conteúdo do da pasta /boot/isolinux para a raiz, trocar o nome do arquivo /isolinux.cfg para /syslinux.cfg e executar o syslinux (no caso, a versão for windows do programa), para tornar a partição bootável.
Seguindo o tuto do site, tudo fica mais fácil. A única coisa que fiz de diferente foi mudar
syslinux\win32\syslinux.exe -ma %~d0 para syslinux\win32\syslinux.exe -ma -f %~d0, no arquiovo makeboot.bat, no caso do HD externo. Para pen drive, não precisa.
Teoricamente, em menos de cinco minutos eu teria o dito cujo funcionando, mas aí veio o erro:
Não foi possível acessar a imagem do sistema, desculpe.
O boot falhou, reinicie o micro .
O sistema tenta achar o "CD" em vários dispositivos, mas não procura em /dev/sda1, no caso a partição do HD externo.
Tentei no meu pen drive, mas sem resultado.
Encontrei em em Tutoriais Clube (que, na verdade, parece "cópia e cola" do Guia do Hardware) instruções para o Kurumin 7, só que utilizava o Grub. Tudo bem, fora o seguinte fato: precisaria ter o Kurumin 7 instalado em uma máquina. Ah, eu não ia instalar só pra pegar o grub!
Pesquisei pela mensagem de erro e achei uma resposta no Yahoo Respostas, que exigiria duas coisas: formatação da partição em ext3 e a última versão do Kurumin 7.
Baixei a .ISO (quase 700Mb) e tentei, sem sucesso. Tentei criar outra partição, ext3 de 2Gb, mas o Linux a enxergava como 2Mb (!?) e não pude copiar os arquivos. E eu não ia apagar a partição principal, que já estava com vários gigas de backups!
Tentei, por último, dar boot e fazer ele achar a ISO, direto do HD externo. O mesmo erro!
Existem outros modos, com o kurumin ou com outras distros, seguindo outros passos (o site pendrivelinux.com mostra vários), mas fato é que, com o que eu tinha em mãos: um HD externo com uma partição FAT32 e uma NTFS e ISOS de versões recentes do Kurumin, não consegui. O custo de tempo já estava muito alto.
Quem sabe, outro dia, eu tento outra coisa...
Obs.: ao mudar algumas configurações do Setup (além da necessária para dar boot pelo USB), a placa-mãe começou a, sem motivo aparente, pedir senha para o Setup. Coisas de Itautec?
PS: Outro link interessante: http://www.guiadohardware.net/comunidade/instalar-linux/272700/
Nenhum comentário:
Postar um comentário