segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Sinal ruim, culpa do smarphone?


Recentemente tenho ouvido muitos comentários sobre a as dificuldades em se usar celulares em Avaré e muitas teorias tem surgido:


  • O Android é ruim, melhor usar aqueles telefones mais básicos.
  • O Iphone é melhor.
  • A marca "X" é melhor que a marca "Y".

Bem, vou tentar esclarecer alguns pontos, baseado na minha pouca experiência com esses aparelhos:

Os smartphones têm softwares que rodam sobre o seu hardware. Quando você faz ou recebe uma ligação, está executando o aplicativo responsável por isso. Se o hardware é limitado e já é muito lento executando outros aplicativos, provavelmente vai ter problemas com o "dialer" também. Ou seja, apesar de haver diferenças entre os aplicativos, prefiro apostar que o problema está mais em tentar rodar aplicativos pesados em celulares limitados.
Como a Apple nunca lançou smartphones chamados "de entrada", que são os mais simples e baratos, a chance de você ter esse tipo de problema no iphone é sim, menor. Do mesmo modo, se você comprar um smartphone Android topo de linha, não terá problema com limitações de hardware para conversar e mandar SMS, mesmo depois de instalar vários aplicativos.

Isso confirma a teoria de que um celular simples (não smartphone) é melhor "de sinal". Como não tem muitos aplicativos disputando o hardware, não terá engasgos.

Qual marca é melhor, qual tem o melhor sinal? Novamente, acredito que é mais questão de modelo do que de marca. Claro, pode haver diferenças entre LG, Samsung, Nokia etc, mas não vi nenhum comparativo confiável (com marcas diferentes e modelos com características parecidas) que comprove essa teoria.

Enfim, minha sugestão é: se você usa um smartphone básico, não instale muitos aplicativos ou arquivos. E não se esqueça de que o principal vilão é a operadora. A maioria das pessoas usa Vivo em Avaré e há tempos seu sinal tem sido de baixa qualidade. Quanto a isso, nenhum Iphone, ou celular simples vai fazer milagre.



Bacula-dir não executa após atualização do SO

 Atualizei o Ununtu (18-->20) e o tive erro na execução devido a bibliotecas libreadline.so.7 : cannot open shared object file: No such f...